Skip to content

5 dicas para você financiar seu primeiro imóvel

A grande maioria das pessoas que desejam comprar o primeiro imóvel tende a viabilizar esse sonho por meio do financiamento imobiliário, uma vez que poucos são aqueles que dispõem, ainda durante essa fase da vida, de aporte financeiro suficiente para efetivar a compra à vista.

Considerando então que financiar faz parte da realidade de uma boa parcela da população, é fundamental estabelecer um planejamento elaborado para evitar armadilhas e, consequentemente, fazer com que a jornada em busca da primeira casa própria seja muito mais leve e proveitosa.

Pensando nisso, separamos a seguir 5 dicas para você financiar o seu primeiro imóvel. Confira!

1. Pesquise as diferentes taxas do mercado

Cada banco possui suas próprias modalidades de financiamento, assim como diferentes taxas. Muitos indivíduos, na sede de serem aprovados com rapidez, acabam fechando negócio com o banco que já são clientes há alguns anos, o que nem sempre é uma boa escolha. Em alguns casos, um novo banco pode te oferecer uma taxa de juros menor exatamente para te conquistar e prolongar o relacionamento com você.

2. Aproveite a baixa das taxas de juros

Vale ainda lembrar que vivemos um momento de queda nas taxas de juros, especialmente por conta da Taxa Selic. Dados do BC apontam que em setembro de 2016 as taxas de financiamento imobiliário ficavam na média de 10,3% ao ano. Em setembro de 2020 essa média baixou para 7,1% ao ano.

3. Faça um planejamento para pagamento da entrada

A maioria dos financiamentos abarca até 80% do valor total do imóvel – ou seja, é necessário se programar para pagar os 20% restantes de entrada com recursos próprios. Muitos indivíduos recorrem ao FGTS para pagamento da entrada, o que é uma alternativa desde que o imóvel seja em área urbana, de até 1,5 milhão de reais e houver pelo menos três anos de contribuição nessa modalidade.

4. Programe-se para pagar as dívidas do cartório

Os custos cartoriais também não podem ser ignorados – como é o caso do registro do contrato de financiamento e o pagamento do IBTI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis).

O valor do ITBI varia de município para município, mas pode chegar a até 3% do valor total do imóvel. Neste caso, um imóvel de R$ 200 mil tem um ITBI de até R$ 6 mil.

5. Avalie qual a melhor alternativa entre um imóvel pronto ou na planta

Para quem vai financiar e tem tempo disponível antes de se mudar, muitas vezes um imóvel na planta pode ser uma boa alternativa – principalmente porque o indivíduo pode ir pagando a entrada enquanto não se efetivam as parcelas do financiamento.

Financie seu primeiro imóvel com quem entende do assunto!

Agora você já conhece 5 dicas para financiar o seu primeiro imóvel. Gostou desse artigo?

Então não hesite em ficar por dentro dessas e outras temáticas com a gente aqui da Valéria Imóveis. É só se cadastrar em nosso formulário ou mandar sua dúvida por whatsapp para receber mais orientações sobre compra do primeiro imóvel, financiamento e outros assuntos relacionados.

Podemos contar com você?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 6 = 4